O Menino da Porteira


Um major tirano controla as vendas de gado e terra dos sitiantes menores de sua cidade. O grupo de criadores se revolta contra suas imposições e decide vender os animais por um preço justo para outra pessoa. No meio de toda essa briga violenta, está o peão boiadeiro Diogo, que concorda em transportar os animais. Essa é a trama de O Menino da Porteira, refilmagem do longa de 1976, que contava com Sérgio Reis no papel do introspectivo Diogo.

Na nova versão, que chega hoje aos cinemas, quem está na pele do personagem é o cantor sertanejo Daniel. Pela primeira vez, o músico protagoniza um filme. Antes de O Menino da Porteira, ele havia participado de Xuxa Requebra, de 2000, e Didi: O Cupido Trapalhão, lançado há quase seis anos. Sobre o novo trabalho, Daniel contou em entrevista ao Cinema em Cena, por e-mail, como foi a experiência de participar da produção e como surgiu o convite para estrelar o projeto, comandado por Jeremias Moreira, responsável também pela direção do original.

Você e o elenco foram aconselhados a não assistir ao primeiro filme. Como foi o processo de construção do seu personagem?

Daniel: Bem antes do início das filmagens, todos fizeram um intenso programa de laboratório de interpretação com o Luis Mário, preparador de elenco do filme. Isso durou quase um mês. Nesta experiência tive contato com todo o histórico do meu personagem, ou seja, quem é o peão Diogo, qual o passado dele, coisas assim. Foi onde começamos a trabalhar a carga dramática. Também emagreci seis quilos com acompanhamento de uma nutricionista. A dieta fez parte da construção do personagem.

Na verdade, eu não sou ator, sou cantor, então as cenas dramáticas exigiram um pouco mais de mim, mas acho que o público vai gostar do resultado final do filme na tela grande.

Como foi feito o convite para integrar o elenco?

Daniel: Eu já conhecia o Jeremias Moreira, o diretor, por que ele comandou um comercial que participei. Foi um contato rápido, mas com certeza criou raízes. Então mais tarde veio a idéia, que partiu do produtor Moracy do Val, de refilmar O Menino da Porteira, de 1976, estrelado pelo Sérgio Reis. O Moracy entrou em contato com o Jeremias e eles precisavam encontrar um cantor popular sertanejo para o papel e foi assim que chegaram até mim. Claro que fiquei muito feliz com o convite, mesmo porque eu sou super fã do Sérgio e a partir daí tudo deu muito certo.

Esse é o seu primeiro filme como protagonista. Isso mudou sua preparação?

Daniel: Sem dúvida. Foi como eu disse antes. Teve laboratório, imersão no personagem, preparador de atores e regime. Foi tudo muito profissional, muito bem estudado.

O seu personagem é amigo do Rodrigo, o menino da porteira. Como foi rodar suas cenas ao lado do garoto?

Daniel: O João Pedro é um barato, animado, risonho, extrovertido e acabou rolando um companheirismo bem legal no set. Desde o começo nos demos muito bem. Ele é muito cativante e eu também aprendi muito com a espontaneidade dele. Como houve aquele trabalho anterior que eu te falei, de laboratório, ficou muito mais fácil para a gente se integrar também. Foi tudo muito bom!

Além de O Menino da Porteira, você participou de outras duas produções no cinema. De que forma os seus dois trabalhos anteriores te ajudaram no novo filme?

Daniel: Ajudaram no sentido de me fazer entender um pouco mais o dia-a-dia das filmagens. Para ver como tudo é feito “picotadinho”, aos poucos, num ritmo completamente diferente dos meus shows, por exemplo, que são ao vivo, é claro. Mas foram apenas duas participações especiais em que interpretava eu mesmo, então não era difícil. No caso de O Menino da Porteira foi bem diferente, muito mais profissional.

Qual cena você mais gostou de filmar?

Daniel: Gostei de todas, mas eu fico mais à vontade nas cenas de cavalo e de gado. É a minha história, minha raiz. Quando estou cavalgando, “peão ‘sorto’ no mundo”, como a gente diz no filme, eu me sinto em casa. Quase esqueço que tem uma câmera me filmando.

Este mês, você vai estar nas telas em O Menino da Porteira e na novela Paraíso. Como você avalia esse novo rumo da sua carreira?

Daniel: Para mim é uma grande experimentação, uma grande novidade. Estou adorando tudo isso. Estou considerando até fazer outros filmes, mas quero deixar claro que minha primeira opção sempre foi e sempre será a música. Os palcos, os shows, o CD são o meu universo. Estou adorando atuar também, mas a prioridade é a música.
---
Além de Daniel, o elenco de O Menino da Porteira conta com José de Abreu, que vive o controlador Major Batista, Vanessa Giácomo, como o interesse romântico do protagonista, e João Pedro Carvalho, que disputou o papel do menino da porteira com outras 500 crianças. O filme, assim como aconteceu com o original, é inspirado na canção "O Menino da Porteira", de 1955.

Comentários

Postagens mais visitadas